sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ESPECIAL!! Dicas de receitas para um café-da-manhã de rainha


15 receitas para um café da manhã caprichado

Se é mito ou verdade que essa é a principal refeição do dia, não importa. Aproveite o sossego do fim de semana para apreciar opções que fogem do trivial


Esta semana o jornal americano The New York Times questionou a tão aclamada importância do café da manhã na hora de perder peso. De acordo com a publicação, uma nova pesquisa mostra que, apesar de muito divulgada, a ideia de que tomar café da manhã ajuda a queimar uns quilinhos vem, em grande parte, de estudos mal interpretados. Segundo um relatório publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, apenas poucas pesquisas testaram a questão de maneira rigorosa. E, grande parte dessas pesquisas mais minuciosas conclui que a falta do café da manhã tem pouco ou nenhum efeito no ganho de peso e até que quem pula a refeição muitas vezes consome menos calorias ao longo do dia.
Se ele realmente contribui ou não para o emagrecimento, nós não sabemos. Mas aqui reunimos algumas razões para não abrir mão do café da manhã. Ainda mais no final de semana. Bom apetite!

1 – Nada mais justo do que começar com a bebida protagonistas de todas as manhãs: o café. E este é pra lá de especial.
Café caipira (Foto: Colheradas)




























Como fazer um supercafé em casa
Confira as instruções da especialista Isabela Raposeiras, do Coffee Lab

1. Compre um moedor: “O grão deve ser moído somente na hora de fazer o café. O produto que já vem moído é o resultado da sobra da seleção dos melhores grãos. Para mascarar os problemas existentes, passa por um processo de carbonização. Tem sabor amargo e um aroma completamente prejudicado. Além disso, a vida útil do café moído é de 20 minutos. Passado esse tempo, ele está morto”.


2. Escolha grãos 100% arábica, de categorias Gourmet ou Especial. E dê preferência a produtos que tragam o nome da fazenda na embalagem.


3. Use água mineral ou filtrada. Para chegar à temperatura ideal, desligue o fogo assim que ela começar a borbulhar.


4. Para tirar resquícios de gosto do filtro, escalde-o. Para isso, despeje a água quente sobre ele e a descarte. Depois, coloque o café e coe normalmente.


5. Tome o café imediatamente depois de pronto.


2 – Para acompanhar o cafezinho, bolo cremoso de fubá. Precisa de mais?
Bolo de fubá cremoso (Foto: Colheradas)





























Não sei de você, mas toda vez que olho esta foto logo me vem à cabeça um delicioso café da tarde naqueles dias de preguiça. Comidinha com sensação de infância, de dia de férias no interior, de mimo cheio de carinho. Quando comi, o cenário não era bem esse. O dia era de trabalho, faltou o café fresquinho, mas mesmo assim o bolo não perdeu nada do seu encanto. Pelo contrário. Apesar de o contexto não ser o que esse delicioso (e cheiroso!) bolo de fubá me remete, na verdade ele foi, sim, um mimo de mãe, mimo da dona Cida, mãe da Nathalia, nosso braço direito e esquerdo aqui da Inovação Digital da Editora Globo. O crocante do coco ralado com a deliciosa surpresa da massa cremosa foi a nossa alegria no meio da correria. Até quem não é muito de bolo cremoso se rendeu ao doce. A vários pedaços dele!

Além de passar a receita, dona Cida nos contou seu grande segredo para deixar a massa com essa textura: queijo parmesão! Se você torceu o nariz ao pensar na mistura fubá e queijo num doce, não se preocupe. Ao comer nem percebemos que há queijo ali. O que chama a atenção é o sabor caseiro, o doce na medida certa. Não vai resistir, né?! Então já pode começar a passar o café!

Ingredientes

4 ovos
2 colheres de margarina
3 xícara (chá) de açúcar
4 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de fubá
1 ½ xícara (chá) de coco ralado (pode usar o coco fresco também)
1 colher (sopa) de fermento
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo

No liquidificador, bata primeiro os ovos, a margarina e o açúcar.

Em seguida, acrescente a farinha de trigo, o amido de milho, o fubá, o coco e o queijo e duas xícaras de leite. Bata até virar uma mistura homogênea. Não se assuste, a massa é bem líquida mesmo.

Acrescente o restante do leite e o fermento. Bata rapidinho no liquidificador, como uma pulsada só para misturar.

Unte a forma com margarina e farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno frio.

Ajuste a temperatura para 180°C e asse até o bolo dourar. Isso leva cerca de uma hora, dependendo do forno.




Claro que precisa! O pãozinho que não pode faltar. Este é na versão brioche.
Brioche (Foto: Colheradas)




























Um dos alimentos mais antigos da história, o pão tem seu dia comemorado mundialmente hoje. E nesses tempos em que bebidas e comidas ganham datas especiais (o do café é dia 23 de maio, da pizza em 10 de julho, do sorvete, 23 de setembro, e por aí vai) resolvemos celebrar a ocasião conversando com uma boulangère (em francês, quem produz pães), a Julice Vaz, que nos passou uma receita fácil de brioche.
Depois de lecionar por 10 anos, Julice tirou um ano sabático para repensar a carreira profissional. Inspirada pela memória da mãe confeccionando pães, roscas e panetones em casa e presenteando amigos e vizinhos, foi estudar panificação. Montou uma pequena cozinha industrial em casa, para treinar e experimentar novas técnicas, e começou a presentear amigos e vizinhos, assim como a mãe. “Os elogios foram tantos que comecei a aceitar encomendas, isso mesmo antes de terminar o curso”, conta Julice. Durante um tempo enviou seus pães para estabelecimentos em São Paulo e Rio de Janeiro. Foi quando resolveu abrir o próprio negócio, uma simpática boulangerie que leva seu nome, na Vila Madalena, São Paulo.
Com cursos no San Francisco Baking Institute e passagens por padarias na França e Holanda, Julice prepara mais de 50 tipos de pães, cerca de 30 diariamente. E todos confeccionados a partir da técnica de fermentação natural, sem uso de conservantes ou qualquer outro componente químico. “Atualmente utilizamos um fermento natural que está vivo há aproximadamente 85 anos e que eu trouxe de São Francisco.” O processo é demorado, minucioso e bastante artesanal: os pães fermentam por aproximadamente 48 horas antes de serem assados.
Julice conta que seu pão predileto é a baguette e que não pode faltar música na cozinha. A trilha? Muita música francesa, jazz, mpb, com destaque para Amélie Les Crayons, Tiê, Tupila Ruiz, Carla Bruni, Jarabe de Palo e Coralie Clément.
Se você quiser fazer mais receitas, já publicamos aqui no Colheradas outros pães: uma ciabatta orgânica e um de nozes.

Brioche

Ingredientes

500 g de farinha de trigo
6 g de fermento seco
2 ovos
1 colher de café de sal
200 ml de leite
½ xícara de chá de açúcar
100 g de manteiga
Modo de preparo

Coloque na batedeira (utilize o gancho ou espiral – indicado para massas consistentes como pães, pizzas e pastéis. O formato reproduz o efeito das mãos sobre a massa ao ser sovada) nesta ordem: farinha, fermento, ovos e sal, alternando o leite e o açúcar. Por último, adicione a manteiga. Bata tudo até ficar com textura lisa. Coloque a mistura em uma tigela grande e cubra com filme plástico. Leve ao refrigerador por 24h.
Divida a massa ao meio e faça duas bolas, depois deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Enrole bem firme a massa e coloque a emenda para baixo (assim, o pão fica lisinho na parte de cima). Acomode em duas formas para pão untadas com óleo. Espere crescer e, quando estiver faltando cerca de dois dedos para chegar até a borda, leve ao forno preaquecido em 180 graus. Asse pelo menos por 25 minutos.
Dica da Julice: desenforme ainda quente, com cuidado para não quebrar, pois a massa é bem delicada. Deixe esfriar e fatie apenas quando estiver completamente frio.



4 – Outra receita que ninguém nega é um bom pão de queijo. Esta receita (imbatível) vem de Minas de Gerais.
Pão de queijo mineirinho, sô (Foto: Colheradas)




























Como se não bastasse a carta branca para comer chocolate sem culpa, decidimos visitar o lado mineiro da família na Páscoa. Fomos lá para interior do estado, numa cidadezinha chamada Piumhi, de onde vêm meus sogros. Cidade pequena no tamanho, mas gigante no afeto. Afeto que vem de diferentes formas, mas, principalmente, da comida. E que comida! Parece que tudo ganha um sabor especial em Minas Gerais. A mesa é sempre farta. O café quentinho. O churrasco em família que mais parece um banquete. E assim foi o feriado… Desfrutando do melhor que a mesa e o colo mineiro oferecem.
Comemos de tudo um pouco (afinal, ninguém quer fazer desfeita!): feijão tropeiro, tutu, caldinho, frango caipira, o melhor milho refogado do mundo… Mas se tem uma coisa que não falta em nenhuma das casas da família é o pão de queijo fresquinho. São fornadas e mais fornadas diárias. E isso eu nem precisei ir até Minas para descobrir. Na casa dos sogros, que hoje moram em Valinhos (SP), também é assim. Lá a tradição mineira se mantém. Quase todo final de semana tem um pãozinho de queijo saindo do forno para tomar com o café depois daquela cochilada… Irresistível, né?! Aliás, devo à minha sogra a experiência de provar (e provar de novo, e de novo… sortuda, eu sei) o meu primeiro pão de queijo não congelado. Mal sabia o que estava perdendo. Por isso nada mais justo que compartilhar aqui no Colheradas a receita do pão de queijo imbatível dela. E, acredite, não estou fazendo média. Duvida? Experimente a receita!
Rendimento: mais ou menos 40 pães de queijo médios
Ingredientes

2 xícaras (chá ) de polvinho azedo
2 xícaras (chá ) de polvinho doce
1 xícara (chá) de água
¾ da xícara (chá) de óleo
4 ovos
2 xícaras (chá) de queijo minas curado ralado
Sal a gosto
Leite (quanto for necessário para amolecer a massa)
Modo de preparo

Misture os dois polvilhos.
Ferva a água e o óleo.
Aos poucos, despeje a água e o óleo no polvilho e misture com uma colher. Quando ficar morno, amasse a mistura e, ao mesmo tempo, dissolva-a com a ponta dos dedos. Para que fique bem soltinha.
Acrescente os ovos e amasse bem, como uma massa de pão. Quando a massa incorporar o ovo, acrescente o queijo e o sal e amasse mais um pouco, até ficar no ponto de enrolar.
Se a massa ficar muito difícil de manusear, acrescente leite aos poucos.
O ponto de enrolar é aquele que não gruda completamente na mão e nem fica muito pastoso.
Para enrolar, unte a mão com óleo e faça o pão de queijo do tamanho que preferir.
Coloque-os numa assadeira e leve ao forno a 250 °C, até que a massa cresça, isso costuma levar entre 10 e 15 minutos.
Em seguida, abaixe o fogo para 180°C e deixe assar por mais 10 a 15 minutos. Normalmente o pão de queijo médio leva cerca de 30 minutos no forno.




5 – E quem consegue falar não para este bolo de iogurte com geleia de amora?
Bolo de iogurte com amora (Foto: Casa e Comida)




























Rendimento 12 porçõesTempo de preparo 50 min
Ingredientes
1 copo de iogurte natural;
1 copo de óleo;
2 copos de açúcar;
2 copos de farinha de trigo;
4 ovos;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
Geleia de amora a gosto, para a cobertura;
Óleo e farinha para untar a fôrma o quanto baste.
Modo de fazer
1 Unte com óleo e enfarinhe uma fôrma de bolo.2 Bata todos os ingredientes, exceto a geleia, no liquidificador.3 Despeje a massa na fôrma untada e leve ao forno preaquecido a 180 °C por aproximadamente 40 minutos.Desenforme e cubra com uma camada generosa de geleia de amora.




6 – Quem já apreciou um bom café da manhã de hotel sabe. Ovo, nas mais diferentes formas, não falta! Aqui uma deliciosa versão de omelete com queijo.
Omelete de queijo (Foto: GNT)





























ingredientes





  • 3 ovos caipiras
  • 1/4 de cebola cortada em cubinhos
  • 1/2 tomate (orgânico) cortado em cubinhos
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher rasa (de sopa) de araruta, polvilho doce ou maizena

Opcionais:

  • Folhas de manjericão
  • Queijo em lascas
  • Pimenta dedo-de-moça picada
  • Cebolinha picadinha
modo de preparo
Quebrar os ovos em um recipiente e misturá-los levemente com um garfo ou batedor de ovos.
Diluir a colher de araruta (ou povilho doce) nas duas colheres de água e adicionar aos ovos.
Acrescentar o sal, a pimenta do reino, a cebola e o tomate. Opcionalmente, adicionar lascas de queijo, cebolinha, pimenta e/ou folhas de manjericão. Misturar delicadamente.
Aquecer uma frigideira (com antiaderente) em fogo alto, untar com óleo e adicionar os ovos.
Abaixar o fogo.
Uma dica legal é usar uma espátula para ir afastando as bordas e fazendo o ovo que ainda está cru por cima escorrer e entrar em contato com a frigideira, como na segunda foto. Dessa forma, o cozimento é um pouco mais homogêneo.
Quando a Omelete estiver dourada por baixo e úmida por cima, há duas possibilidades: virá-la ou dobrá-la.
Virar a Omelete é um processo delicado que exige uma certa habilidade. Uma forma de facilitar o processo é colocar uma outra frigideira aquecida e untada por cima e virar a Omelete sobre ela, continuando o cozimento na nova frigideira. Assim que a omelete dourar do outro lado, ela estará pronta.
A segunda maneira é mais fácil e, na minha opinião, mais gostosa. Basta dobrar a omelete ao meio com a ajuda de uma espátula. Dessa forma, a Omelete fica molhadinha por dentro. Deixar mais um tempinho no fogo para terminar o cozimento, de acordo com a preferência de cada um. Quanto menos tempo, mais molhadinha ela fica por dentro.
Servir com arroz ou pão.
Bom apetite!!!

DICAS:

a) A maioria dos queijos podem ser utilizados, de acordo com a preferência de cada um. Os mais comuns para essa receita são: queijo minas, queijo branco, parmesão ou muçarela (a grafia dessa palavra é polêmica).
b) Os ingredientes opcionais são apenas sugestões. Na verdade, cada um coloca os ingredientes de sua preferência dentro da Omelete.
c) O polvilho de araruta não é algo comum de se encontrar, mas é muito saudável e tem gosto mais suave do que o polvilho doce de mandioca ou o amido de milho (maizena). Todavia, na falta da araruta, estes dois últimos ingredientes são boas opções. A função desses ingredientes é deixar a Omelete mais fofa.



7 – Do interior vem a tradição de ter sempre uma rosca à mesa. E tradição é tradição. Ainda mais para algo tão gostoso.
Rosca de creme (Foto: Casa e Comida)



























Rendimento 1 unidadeTempo de preparo 2h
IngredientesCreme de baunilha
250 ml de leite;
175 g de açúcar;
40 g de farinha de trigo;
2 gemas;
1 pitada de essência de baunilha.
Massa da rosca
250 g de farinha de trigo;
10 g de fermento biológico fresco; 50 g de açúcar;
50 g de margarina;
1 ovo;
1 pitada de sal;
80 ml de água.
Para folhar
50 g de margarina ou banha de porco.
Recheio
300 g de creme de baunilha;
canela a gosto.
cobertura
1 ovo para pincelar;
açúcar de confeiteiro o quanto baste.
Modo de fazerCreme de baunilha
1 Numa panela, coloque a metade do açúcar e o leite. Misture bem, leve ao fogo e espere ferver.2 Em uma vasilha, misture as gemas como açúcar restante. Bata comum batedor de arame, até a mistura ficar esbranquiçada e cremosa. Coloque a farinha e continue batendo.3 Adicione a mistura ao leite fervente, mexendo sempre, para não empelotar.4 Quando o creme desgrudar do fundo da panela, retire do fogo, acrescente a essência de baunilha e deixe esfriar.
Rosca
1 Faça uma massa misturando o fermento, a farinha e a água. Deixe descansar no forno desligado por 15 minutos.2 Adicione o açúcar, a margarina, o ovo e o sal e misture com as mãos ou com a batedeira (com gancho), até obter uma massa bem macia. Deixe descansar por mais 30 minutos.




8 – Panqueca também é um clássico do café da manhã. Os mais românticos podem fazê-la assim, em forma de coração.
Para o café da manhã dos namorados: minipanqueca de coração (Foto: Tonia Machado/ Meus 5 Minutos)






























Essas minipanquecas em formato de coração exigem uma certa habilidade para serem desenhadas (como você pode ver pelo resultado fotografado), mas são deliciosas!

Para acompanhar, vale colocar manteiga, queijo, chantilly, geléia, mel, sorvete, frutas…



Ingredientes
1 xícara de farinha
1 ovo
1 xícara de leite
1/2 colher (sopa) de açúcar (se não quiser uma massa doce, pode colocar menos)
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga derretida (é muito importante que esteja derretida para que a massa não fique com grumos)
Modo de preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes com um garfo ou um fouet até que a massa fique homogênea.
Coloque a massa em um squeeze de plástico de bico bem fino (daqueles de ketchup e mostarda de lanchonete).
Preaqueça uma pequena frigideira antiaderente em fogo médio, incline o squeeze com a massa e, suavemente, vá desenhando um coração.
Cozinhe a panqueca até que esteja dourada embaixo e depois vire para cozinhar o outro lado.
Faça uma panqueca por vez.



9 – Pãezinhos de leite recheados com goiabada caseira. A receita se vende sozinha.
Pãezinhos de leite recheados (Foto: Casa e Comida)




























Rendimento 40 pãezinhosTempo de preparo 45 min (mais o tempo de fermentação)Recheio
Ingredientes
300 g de goiabas bem maduras (se não gostar das sementes, elimine-as);
100 g de açúcar;
suco de ½ limão.
Modo de fazer
1 Corte as goiabas e cubra com o açúcar e o limão. Deixe assim por 1h30.2 Coloque as goiabas na panela, juntamente com o açúcar e o limão. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por cerca 30 minutos em fogo muito baixo, mexendo sempre, até ficar em ponto de geleia em pedaços. Desligue e deixe esfriar.Pãezinhos
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo;
10 g de fermento biológico seco;
100 g de açúcar;
20 g de sal;
4 ovos;
550 ml de leite;
250 g de manteiga sem sal.
Modo de fazer
1 Misture a farinha com o fermento. Junte os ovos, o sal e o açúcar.2 Vá acrescentando o leite aos poucos e, logo depois, a farinha, sem parar de mexer.3 Quando a massa estiver bem lisa e homogênea, incorpore a manteiga.4 Deixe descansar até dobrar de volume. Então, divida a massa em pequenas bolas. Deixe dobrar de volume novamente.5 Abra as bolas, coloque uma colher do recheio e feche a massa. Arrume os pães em assadeira untada, pincele com ovo e leve ao forno, a 250ºC, até dourar.
Dica da chef
Você pode fazer pães de diferentes formatos. É possível até modelar bichinhos. Para isso, no passo 4, abra a massa com 1 cm de espessura e levar ao congelador por 30 min, para que ela fique firme e possa ser recortada.





10 – Se quiser variar a receita do bom e velho pão, aposte nesta opção com nozes.
Pão de nozes (Foto: Divulgação)






























O gosto é uma delícia, mas essa receita já valeria só pelo cheiro que espalha pela casa. Segui o passo a passo do livro Cooking – Segredos e Receitas (Editora Melhoramentos), mas adaptei alguns ingredientes e quantidades. Eu não quis, por exemplo, ir atrás de óleo de nozes, então usei óleo de girassol e acrescentei mais nozes à massa – deu certo.
Segundo o livro, esse pão é típico da França, onde costuma ser servido como acompanhamento de pratos com queijo. Eu acho que ele vai bem com quase tudo e, quando decidi fazê-lo, estava pensando em um pão integral para o café da manhã. No fim, como a receita rende duas unidades, levei uma a um encontro com amigos, para servir com pastinhas; da outra, não resisti e comi uma fatia quentinha à tarde, assim que tirei do forno. O que sobrou ficou para o café.
Abaixo, segue a receita já com adaptações.
Rendimento: dois pães
Tempo de preparo: 20 minutos + crescimento + 35 a 45 minutos de crescimento
Ingredientes
350 gramas de farinha de trigo integral
200 gramas de farinha de trigo, mais um tanto para polvilhar
1 colher de chá de fermento em pó
1 ½ colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de óleo de girassol
200 gramas de nozes picadas
Modo de preparo
Em uma tigela, misture tudo, menos as nozes e o óleo. Faça um buraco no meio da misture e jogue no centro 350 ml de água morna e o óleo. Misture e, aos poucos, acrescente mais água (cerca de 100 ml), até a massa ficar macia e uniforme.
Agora começa o trabalho braçal (mas, calma, é rapidinho). Passe a mistura para uma superfície coberta por farinha e amasse por cinco a oito minutos, até que ela ganhe elasticidade.
Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma tigela untada com óleo. Cubra com um pano e deixe descansar em um lugar quente (quando eu fiz, a temperatura ambiente foi suficiente) até que ela dobre de tamanho.
Abaixe a massa com o punho e trabalhe-a por mais um minuto sobre uma superfície enfarinhada. Abra-a em um retângulo e, por cima, jogue as nozes. Amasse tudo por alguns minutos para distribuir as nozes.
Faça duas bolas com a massa e achate-as um pouco em uma assadeira enfarinhada. Deixe-as crescer por mais 15 minutos, cobertas por um pano. Pré-aqueça o forno a 220° C.
Polvilhe os pães com farinha e, com uma faca, trace um quadrado no topo de cada um deles. Asse por 10 minutos, reduza um pouco a temperatura (para 190° C) e asse por mais 25 a 35 minutos, ou até que a base dos pães emita um som oco ao ser batida.
Dica: o pão fica uma delícia coberto com um queijo neutro, como ricota, mais tomatinhos, sal, pimenta, ervas e uma dose generosa de um bom azeite.




11 – Bolo de laranja também é um clássico para começar o dia. Este é feito no liquidificador e fica pronto rapidinho!
Bolo de laranja de liquidificador (Foto: Colheradas)




























Outro dia li no caderno “Comida” (Folha de S.Paulo) que os piqueniques estão voltando a ser tendência. Acho uma delícia sentar ao ar livre e poder fazer uma refeição apreciando a natureza. Faz tempo que não vou a um, mas acompanho pelo Facebook que minhas têm feito. No ano passado duas delas comemoraram seus aniversários organizando piqueniques, um foi no Aterro do Flamengo, na frente do Pão de Açúcar, e outro na Lagoa, ambos no Rio. Pelas fotos, foram uma delícia!
Quando eu era pequena, morava a poucos metros do Parque da Catacumba, na Lagoa. Me lembro de várias vezes me reunir com as amiguinhas do prédio e fazer piqueniques no parque, principalmente durante as férias escolares. Quando uma das mães não podia ir, a brincadeira ficava no play. Era sempre um evento, com direito a toalha colorida, pacotinhos de biscoito (algumas mães eram “mais práticas”), sanduíches,bolos e a presença das nossas “filhas” (as bonecas que carregávamos para todos os cantos).
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com bolo de laranja? Essa é uma das receitas citadas na matéria da Folha e é bem parecida com a minha, que publico abaixo. A receita é feita parte noliquidificador, parte na tigela. Mas, como a massa é leve, dá para bater sem cansar o braço. Fiz em casa e trouxe para a redação. Ficou uma delícia!
Tempo de preparo: 10 minutos + 45 minutos de forno
Bolo
Ingredientes
2 laranjas-pera
1 xícara de chá de óleo de canola
2 ovos
2 xícaras de chá de farinha
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
Descasque as laranjas, tire o miolo branco e corte em pedaços (com o cuidado de verificar se não ficou nenhum caroço). Se você quiser o bolo com um gosto amarguinho, pode deixar uma das laranjas com casca. Já experimentei deixando as duas e achei que ficou um pouco pesado.
No liquidificador coloque as laranjas, o óleo e os ovos. Bata bem (principalmente se você deixar a casca).
Numa tigela, peneire a farinha e o açúcar. Aos poucos, acrescente a massa do liquidificador, sempre misturando. Depois que estiver homogêneo, adicione o fermento (também peneirado) e misture delicadamente.
Coloque a massa em uma forma redonda (daquelas com furo no meio) untada e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.
Calda
Ingredientes
Suco de 1 laranja
2 colheres de sopa de açúcar
Modo de preparo
Numa panelinha, coloque o suco e o açúcar e leve ao fogo médio. Depois que ferver, espere mais um minuto e desligue. Coloque sobre o bolo morno.




12 – E que tal uma tapioca recheada com banana flambada?
Tapioca com molho fudge e recheio de banana flambada (Foto: GNT)





























receita também leva molho fudge, de caramelo com creme de leite

Inspirando-se na tradicional receita de Cartola, Olivier Anquier ensina como preparar biju de tapioca recheada com banana flambada na cachaça, queijo minas e goiabada cascão, o famoso Romeu e Julieta, com molho fudge, que é um delicioso caramelo feito com creme de leite. Veja a receita do "Diário do Olivier":


Ingredientes:
3 bananas
Óleo
Meio tablete de manteiga
250g de goma de mandioca para bijou
250g de açúcar
200 ml de cachaça
250g de queijo minas
250g de goiabada (cascão)
250 ml de creme de leite fresco
Modo de preparo das bananas:
Corte as bananas em tiras no sentido longitudinal. Em uma frigideira, com um pouco de óleo e manteiga, frite as bananas, virando-as para cozinhar por inteiro. Jogue açúcar por cima das bananas e, em seguida, a cachaça para flambar.
Modo de preparo da massa:
Umidifique a goma salpicando um pouco de água e depois mexa a massa com as mãos, peneirando em seguida.
Modo de preparo do fudge (caramelo):
Em uma frigideira, coloque açúcar e água e deixe no fogo até ficar com cor de caramelo. Não mexa com a colher de pau antes de chegar ao ponto (para não ficar turvo e não cristalizar). Coloque o creme de leite e mexa somente a panela, sem o auxílio de colher, até ficar um creme homogêneo.
Modo de preparo da tapioca:
Em uma frigideira rasa de teflon, faça a tapioca com a goma. Coloque uma camada bem fina da goma já hidratada e deixe fritar dos dois lados. Recheie com a banana caramelizada, queijo branco, goiabada e molho fudge. Deixe em fogo baixo para derreter o queijo e a goiabada. Tire da frigideira e sirva com mais molho fudge por cima.




13 – Este pão de coco do Jamie Oliver pode receber diversos recheios. Use a imaginação!
Jamie Oliver ensina a fazer pão de coco (Foto: GNT)




























pães são feitos em panela de vapor e têm 795 calorias por porção

Macios e suaves, os pães de Jamie Oliver podem ser consumidos puros ou recheados com frango ou outros sabores de sua preferência. E o melhor: ficam prontos rapidinho!
Ingredientes:
1 lata de leite de coco light
Farinha com fermento (para uma lata de leite, use duas de farinha)
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Com uma lâmina comum no processador, despeje o leite de coco, a farinha e o sal. Misture tudo e está pronta. Agora, polvilhe a massa com farinha, enrole e divida em 8 partes. Se quiser, você pode usar forminhas duplas de muffin para servir de maneira decorada. As forminhas ajudam os pães a suportar o calor, enquanto o ar quente e úmido ativa a farinha para que os pedaços cresçam macios e fofos. Leve para cozinhar numa panela a vapor por 10 minutos, já que Jamie Oliver usa a panela de bambu para cozimento a vapor. 




14 – Nigella nos ensina a preparar uma panqueca de ricota que vai muito bem com morango e outras frutas vermelhas.
Panqueca de ricota da Nigella (Foto: GNT)




























receita rende cerca de 25 unidades

Frescas e leves, com gostinho de Verão, as panquecas de ricota da Nigella Lawson são servidas com morangos.
Veja a receita de pavê de framboesa da Nigella
Ingredientes:
250g de ricota
125ml de leite semidesnatado
2 ovos grandes (separadas)
100g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 colher (es) óleo de amendoim
250 grama (s) morangos (frutas picadas, ou outro de sua escolha)
Modo de preparo:
Em um bowl, coloque a ricota, o leite e as gemas de 2 ovos. Mexa levemente e incorpore a farinha, o fermento e o sal e misture delicadamente para obter uma massa lisa. Em outro bowl, bata as claras até ficarem fofinhas. Quando terminar, misture as claras ao bowl com as gemas, a farinha e a ricota. Se for usar uma frigideira comum, opte pelo óleo vegetal. Ou, em uma grelha antiaderente, basta despejar a massa em colheradas espaçadas. Deixe do mesmo por 30 segundos e, em seguida, do outro lado pelo mesmo tempo. Sirva com morangos, sorvete ou xarope de borda, também conhecido como maple syroup.



15 – Rabanada não precisa ficar restrita à manhã de Natal. E é por um mundo com mais rabanada (e esta ainda tem recheio de doce de leite!) nos cafés da manhã que encerramos nossa lista!
Rabanada com doce de leite (Foto: Fernanda Nogueira/ Meus 5 Minutos)



Esta receita de Natal entrou na família há uns bons anos graças à preocupação da minha vó Maria em agradar marido, filhas, genros e netos.

Um dos maiores fãs da sobremesa (talvez o maior) é meu marido, Rodrigo. Ele gosta tanto que chegou a ganhar uma receita inteira só pra ele em uma das festas em que foi o amigo secreto da minha vó. Ele amou. Eu também.
Ingredientes
1 pacote de pão de forma
2 latas de leite condensado (ou 1 lata de leite condensado e 1 lata de doce de leite pronto)
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de açúcar
3 ovos bem batidos
Modo de preparo
Cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão por 30 minutos. Para cozinhar a lata, coloque-a deitada na panela e cubra com água. Só abra depois que esfriar para que o leite condensado cozido não espirre. Se preferir, pule esta fase e use doce de leite pronto.
Corte as fatias de pão de forma em rodelas. Use a boca de um copo para ajudar. Misture uma lata de leite condensado com a xícara de água. Passe dos dois lados das fatias. Depois, molhe-as nos ovos batidos. Dica da vó Maria: use um pincel para evitar que o pão fique encharcado.
Frite as fatias em óleo não muito quente, dourando dos dois lados. Deixe secar sobre papel toalha. Recheie as fatias com o leite condensado cozido (ou doce de leite pronto) e junte duas delas, como se fosse um sanduíche. Por último, polvilhe as rabanadas com a canela e o açúcar misturados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post??? Obrigada pelos seus comentários, são muito importantes para nosso blog!!