quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Qual o seu ambiente de desejo???

Os ambientes de desejo dos leitores de CASA CLAUDIA

Horta de temperos, cozinha integrada, varanda gourmet, closet e banheira são os maiores desejos dos leitores para a casa.

A alma humana é movida por sonhos. E a casa, onde vivemos com plenitude nossa intimidade, é o território ideal para realizá-los. Quais são os seus? Numa enquete pelas redes sociais, CASA CLAUDIA perguntou a seus leitores que ambientes eles mais desejavam. Os vencedores foram: horta, varanda gourmet, closet, cozinha integrada e uma banheira para relaxar no fim do dia. “Ficar em casa virou um grande programa. Isso está relacionado à valorização do convívio e da troca de experiências”, diz Sabina Deweik, diretora do instituto de tendências Future Concept Lab Brasil.


Horta de temperos
Quem gosta de cozinhar com temperos frescos já deve ter passado pela experiência de comprar um talo no supermercado, usar parte dele e acabar jogando o restante no lixo. Aí, o incômodo causado pelo desperdício só faz brotar mais forte aquela vontade de ter uns vasos por perto e até mesmo uma hortinha. Para os que não dispõem de muito espaço, mas querem organizar suas ervas e plantas de maneira charmosa, a paisagista Gigi Botelho sugere dispor as mudas num armário antigo. “Pode até ser outro móvel que esteja encostado. O bacana é torná-lo útil novamente”, afirma. Depois, é preciso apenas colocá-lo num lugar de boa insolação.
Não tem quintal? Agrupe vasinhos
Qualquer pessoa pode cultivar seus próprios temperos: dá para dispor os vasos num recipiente, como um caixote de frutas, ou plantá-los numa jardineira. O importante é procurar um lugar em que as plantas recebam sol e ventilação: pode ser junto à janela ou penduradas na par ede. Mas atenção: “O excesso de sol, principalmente o do meio-dia, pode sufocar as plantas”, alerta Gigi.
Evelyn Müller
01-os-ambientes-de-desejo-dos-leitores-de-casa-claudia

O armário com gavetas veio de um brechó. Desgastado, recebeu pintura nova e agora serve de apoio para os vasos com salsinha, cebolinha, manjericão e alecrim, entre outros. Na hora da rega, basta retirar os recipientes

Varanda para receber
Quem não gosta de se reunir com família e amigos em torno de uma mesa cheia de pratos saborosos e ali esticar as horas, jogando conversa fora? Nossos leitores sonham com uma varanda gourmet para realizar esse desejo -coisa que os moradores deste apartamento já conseguiram. Quando se mudaram para lá, encomendaram logo uma boa ilha com cooktop. É que o espaço, com uma bela vista, é o principal lugar de refeições da família. “E os revestimentos usados, como madeira e palha, deixam tudo ainda mais aconchegante”, conta a arquiteta Christiane Sacco, sócia de Denise Abdalla.
Evelyn Müller
03-os-ambientes-de-desejo-dos-leitores-de-casa-claudia

Uma ilha de trabalho foi construída para abrigar o cooktop, já que os moradores usam o espaço para cozinhar. O balcão de madeira é de Monica Cintra.

Falta espaço? Use móveis dobráveis
É fácil encontrar móveis pequenos e dobráveis nas lojas de decoração. Assim, é possível criar um canto de refeições mesmo numa varanda de medidas enxutas. Quem gosta de churrasco pode optar pelas churrasqueiras portáteis – as que têm tampa não ficam soltando fumaça. “Um aparador pode ser o balcão de refeições. E, para criar um clima de espaço gourmet, coloque vasinhos com temperos”, ensina Denise.
Evelyn Müller
02-os-ambientes-de-desejo-dos-leitores-de-casa-claudia

Varanda para receber a família e amigos em torno de uma mesa cheia de pratos saborosos

Paixão de toda mulher: closet
O casamento da arquiteta Camila Klein motivou a mudança para um apartamento novo, e ela aproveitou para investir num projeto detalhado de closet. “Consegui deixar tudo organizado. Desenhei as divisões dos armários de acordo com minhas necessidades. Gavetas, só para itens pequenos, como meias e joias, pois mantenho a maioria de minhas peças em cabides”, diz. “Com maior poder de compra, as pessoas passaram a ter mais roupas. O closet, um antigo sonho de consumo, ganhou ainda mais força”, diz Andrea Bisker, do portal de tendências WGSN na América Latina.
Cozinha super integrada
“Se eu pudesse, não teria nenhuma parede interna em casa. Na reforma de minha cozinha, eliminei as divisórias com a copa e a sala de estar. Como a sala de TV já estava unida ao estar, fquei com um grande ambiente, onde posso cozinhar, trabalhar, receber os amigos e fcar de olho no meu flho, Pedro”, conta a arquiteta e designer Flávia Pagotti Silva. A conquista de um dia a dia mais prazeroso se alinha com o sonho de muitos. “Na cozinha integrada, a família pode conviver e desenvolver várias atividades. É um espaço de diversão e trabalho”, diz Andrea Bisker, do WGSN.
Evelyn Müller
04-os-ambientes-de-desejo-dos-leitores-de-casa-claudia

De peroba de demolição, a mesa balcão se apoia sobre meia parede. Os bancos Sela são criação de Flávia (Tok & Stok). Vaso da Conceito Firma Casa e quadros da Amoreira

Não quer demolir? Abra só uma janela
“Para quem não pode fazer uma reforma grande, a opção de ter uma pequena abertura na parede que separa a cozinha da sala, integrando os ambientes apenas visualmente, já é de grande ajuda. Conversar e interagir tornam mais agradável a tarefa do cozinheiro”, sugere Flávia. Evite que os cheiros de comida invadam os ambientes investindo numa boa coifa.
Evelyn Müller
05-os-ambientes-de-desejo-dos-leitores-de-casa-claudia

Banheiro pequeno? Existem peças esguias

Banheira no quarto
Havia algum tempo que a proprietária desta casa na praia do Joá, no Rio de Janeiro, alimentava o sonho de ter uma banheira com vista. “Como a fachada da casa já era envidraçada, a possibilidade de desfrutar da paisagem já estava lá. Fizemos a adaptação para a instalação da banheira”, conta a arquiteta Alessandra Riera, do escritório R. A. P. Arquitetura e Interiores. Sem a parede que separava quarto e banheiro, o canto junto à janela é puro relax. “Há hoje uma busca pela fruição máxima de experiências. A banheira com vista agrada os sentidos de forma completa”, diz Sabina Deweik, do Future Concept Lab.
Evelyn Müller
flah-os-ambientes-de-desejo-dos-leitores-de-casa-claudia

Banheira Ios (Doka) fica sobre um deque de cumaru removível. Sob ele, passam os canos da bica de piso 985 (Punto) e do esgoto. Na parede, misturadores da Deca.

Banheiro pequeno? Existem peças esguias
Ter banheira demanda espaço, claro, mas o mercado oferece modelos nas medidas mais diversas. Há situações em que você pode usar a própria área do boxe, porém será necessária uma obra para a instalação. “Para evitar muito quebra-quebra, opte pelas banheiras freestanding, que ficam apoiadas no piso, e não embutidas. Elas precisam apenas de um ponto de abastecimento e outro de escoamento de água”, ensina Alessandra.
Evelyn Müller
07-os-ambientes-de-desejo-dos-leitores-de-casa-claudia

Na parede, misturadores da Deca.

Reportagem Visual Juliana Hamacek | Texto Lucila Vigneron Villaça | Fotos Evelyn Müller | Ilustrações Adriana Komura / Créditos: Revista Casa Claudia

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, estou me esforçando para colocar sempre assuntos diferentes e bem legais!!
      Bjusss
      Gabriela

      Excluir

O que achou desse post??? Obrigada pelos seus comentários, são muito importantes para nosso blog!!