POR PAOLA DEODORO / Créditos: revista glamour
Cartilha de beleza Dior: a lição da temporada é sobrancelha dourada
Uma das marcas que mais cria 'statements' de beleza no globo terrestre é Christian Dior. Enquanto aguardamos para saber se a ideia lançada hoje vai virar tendência, relembre os 10 últimos anos de sugestões que emplacaram
As beauty lovers (e as trend seekers) do mundo todo amanheceram em festa hoje (27.09)! Afinal de contas, era dia de desfile da Dior, em Paris. E a expectativa se justifica: a grife nunca deixa passar uma temporada sem uma boa (e geralmente extravagente) sugestão de make ou de cabelo. Sendo assim, pode-se supor que no próximo verão, fashionista que se preze vai desfilar por ai com as sobrancelhas emolduradas por sombra cremosa dourada. E só. Sem batom de cor forte, sem blush marcado.
Muito provavelmente, a ideia lançada hoje na passarela da semana de moda francesa é mais uma liberdade poética da marca. Mas com todo o potencial para sofrer desdobramentos e chegar, de alguma forma, ao consumidor final. Pode ser que este seja um aviso para alertar que desenhar as sobrancelhas (alô sobrancelha bold!!!) é uma ideia para a próxima temporada... Fato é que todas as invencionices que saem do nécessaire da maison viram desejo (adaptado) imediato. Ainda duvida? Então vem com a gente relembrar algumas sugestões com assinatura Christian Dior que já pularam das passarelas para a vida real.
O iluminador usado como sombra, sob o redesenho do contorno dos olhos e finalizado por cílios postiços laterias, foi a aposta do desfile de Verão 2004. Já em 2005, o exagero de John Galliano abusou dos tons violeta, com um olho contornado por camadas e mais camadas de glitter e sobrancelha fake, desenhada bem fininha.
Em 2006 o iluminador volta como material principal, agora explorando as formas gráficas, que logo chegariam a outras coleções. Em 2007 a novidade foi o make-nada, alertando que aquela seria a estação da pele extrabronzeada. Mas foi em 2008 que as barreiras do olho preto começaram a cair e o make up intenso e cremoso foi precursor em uma das tendências mais recorrentes até hoje nas passarelas.
Misturar tons de cobre para o verão é sempre uma boa alternativa. Para o verão de 2009, a ideia foi usar os acastanhados para redefinir as formas do rosto, fazendo jogo de luzes e marcando a boca em formato de coração (metálico!). Em 2010 e 2011, a vontade da cor e a febre do color blocking fizeram com que o make da marca se arriscaque na mistura de tons. Novo statement de beleza ao mesclar azuis, roxos, vermelhor e rosas no mesmo rosto.
Para 2011, com a saída de John Galliano da marca, a temporada foi de poucas arriscadas, mas com uma maquiagem igualmente impressionante. Boca em evidência (ulalá que evidência) - reacendendo o amor das mulheres pelo batom - e o sutil lápis branco na parte interna dos olhos, para definir bem o formato. Mas com a onda dos bordados e aplicações que se avizinhavam em 2012, foi praticamente irresistível não brincar com as peças na maquiagem. E não se falava em outra coisa se não os olhos bordados de cristais na colação de verão da marca.
E como na alta-costura a licença poética é ainda mais permitida (ou exigida?) do que no pret-à-porter, dois momentos ultraglam da maquiagem Dior. O gatinho duplo de 2009 e a impressionante (e um tanto cênica) boca de cristais de 2013. Será que a gente pode dizer que a história recente dos desfiles de Christian Dior se confunde com a história recente da beleza? É, parece que sim...
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