• Mamografia e Prótese de Silicone: Saiba Como Proceder

    por   • 23 de abril de 2013 • Mamas

    Mamografia

    Uma dúvida recorrente em muitas mulheres que colocam próteses de silicone nos seios se refere aos exames preventivos de câncer de mama, principalmente sobre a mamografia. Antes de tudo é importante frisar que toda mulher, independente de ter prótese ou não, precisa fazer os exames preventivos nas mamas periodicamente conforme orientação médica e do Ministério da Saúde. Para quem tem prótese, saiba que ela não é em momento algum um objeto impeditivo para a realização de qualquer exame. Mesmo com ela o câncer de mama pode ser identificado em estágio inicial, desde que a mulher faça mamografias regularmente.
    Essa ação é extremamente relevante pois o câncer de mama é uma doença perigosa quando não diagnosticada no início. Isso porque as células doentes podem sofrer metástase, que é o processo que leva as células cancerosas para outras partes do corpo. Já o diagnóstico precoce é a grande arma das mulheres no combate a essa doença, e ele passa prioritariamente pelos exames de rotina, incluindo a mamografia após os 40 anos, ou antes disso quando o médico – ginecologista ou mastologista – julgar necessário (encontrar caroços não identificados, risco genético, etc).
    O auto-exame pode continuar sendo feito mensalmente pelas mulheres, uma semana antes da menstruação, mas ele não substitui em hipótese alguma uma consulta com especialista e os exames periódicos indicados por ele.
     

    Mitos

    A primeira coisa que precisa ser esclarecida é que a prótese de silicone não sofre risco de romper durante a mamografia. Ela é um exame seguro para isso. O que não é indicado é que o exame seja feito nos primeiros seis meses após a cirurgia para não correr o risco de romper os pontos cirúrgicos internos da mama quando for feita a compressão.
    Esse período não é considerado de risco porque todo bom cirurgião solicita à paciente exames importantes antes de submetê-la ao procedimento, e isso inclui a mamografia para as mulheres acima dos 40 anos. Por isso ela estará em dia com seus exames de rotina.
    Mamografia em quem tem Prótese de SiliconeA diferença no exame da mamografia, que nada mais é do que um raio-x das mamas, é que as mulheres que possuem os implantes mamários precisarão fazer imagens extras para poder cobrir toda a área da mama. Isso é indicado porque o implante de silicone pode gerar pontos cegos durante o exame, como acontece no carro quando estamos dirigindo e não vemos um carro ao lado por conta das barras laterais. Por isso essas imagens adicionais são necessárias. Com elas o técnico habilitado para o exame alcançará todas as áreas, não deixando nenhum ponto cego no tecido mamário.
    Se você tem prótese de silicone, avise ao médico ou técnico antes de começar o exame para que ele saiba como proceder e já tenha conhecimento que será preciso fazer projeções adicionais. Outro recurso comum utilizado em mulheres com implantes é a “manobra de Eklund”. Nela a mama é tracionada para expor ao raio-x apenas o tecido mamário. Isso é conseguido com a ação de “empurrar” o implante para trás, na direção do tórax, e “puxar” a mama para frente.
    Além disso, a medicina e a tecnologia dispõem de recursos para complementar diagnósticos duvidosos. A mamografia é o principal exame preventivo de câncer de mama, mas exames de imagem adicionais, como a ultrassonografia e a ressonância magnética, podem ajudar a esclarecer diagnósticos quando necessário, cobrindo todo o tecido mamário com detalhes.
    Outra informação importante é que o implante de silicone não causa câncer. Até o momento nenhum estudo ou pesquisa encontrou dados clínicos que sugiram qualquer aumento da taxa de incidência de câncer entre mulheres com próteses mamárias. Já se passaram mais de três décadas de utilização do silicone nas próteses para aumento das mamas e nenhum caso de câncer tem ligação com essa cirurgia.
    Aliás, a reconstrução mamária em mulheres que passaram por mastectomia é feita, na grande maioria dos casos, com implantes de silicone. Essa reconstrução pode ser realizada imediatamente após a retirada do tumor (reconstrução imediata) ou após um determinado tempo – meses ou anos – (reconstrução tardia). As condições clínicas da paciente são avaliadas pelo mastologista ou oncologista para saber se é possível fazer o procedimento concomitantemente à cirurgia de retirada do câncer.
    Ainda no campo das dúvidas comuns relatadas nos consultórios de cirurgiões plásticos está o medo de a prótese interferir no tratamento em caso da doença, mas a presença das próteses mamárias não atrapalha o tratamento de pacientes com câncer de mama. Quando é necessário submeter a paciente à mastectomia total (retirada das mamas), a prótese de silicone precisará ser reinserida no local para a reconstrução da mama que foi retirada, salvo se houver alguma objeção do mastologista.
     

    A Doença

    O alerta feito diariamente para que mulheres façam os exames preventivos de câncer de mama se dá pelo fato de ele ser um problema de saúde pública importante. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. A previsão dava conta de que 1,66 milhão de novos casos surgisse no mundo no ano passado. Anualmente, a ocorrência de câncer de mama tem subido 3,1%, segundo aponta o “World Breast Cancer Report 2012″; a informação foi anunciada por cientistas do Instituto Internacional de Pesquisa da Prevenção, em Lyon, na França.
    Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimaram em 52.680 o número de novos casos da doença em 2012. Por região, o Sudeste lidera o ranking (29.360), seguido do Sul (9.350), Nordeste (8.970), Centro-Oeste (3.470) e Norte (1.530). Em 2010, 12.705 mulheres morreram em decorrência da doença no Brasil, 147 homens também perderam a vida por conta de câncer de mama. E aí entra outro ponto pouco falado da doença. Apesar de ser menos comum, ela também pode atingir o público masculino pois eles também possuem glândulas mamárias. A incidência é de um caso em homens para cada cem casos femininos.
    Fique atenta. Cada mulher deve conhecer seu próprio corpo e buscar ajuda médica caso perceba qualquer alteração na mama, em especial no que diz respeito à presença de nódulos no seio, alteração na coloração da pele, presença de pus, mudança na textura da pele da mama ou do mamilo e dor persistente.

    Sobre 


    Dr Walter Zamarian Jr, Cirurgião Plástico na Clínica Zamarian de Cirurgia Plástica,info@zamarian.com.br Rua Senador Souza Naves, 1035, sala 9 Londrina, PR, Brasil, CEP: 86010-160 Tel.: (43) 3356-0506