quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Melhores exposições de moda da temporada na França


Utilidade Pública: as melhores exposições fashion da temporada

Poder nesse vestido do Alaïa
O programa da semana é: exposição. Já no dia 24 de outubro começa a FIAC, um dos maiores encontros de arte contemporânea da Europa. Vernissages e eventos não faltarão pois ela toma conta do Grand Palais e de vários outros pontos da cidade com mostras ao ar livre. Agenda cheia, um presente para o olhar…
E aproveitando a deixa, preparei uma listinha com as exposições fashion mais bacanas que estão acontecendo nesse outono em Paris, para glamourosa nenhuma deixar de ir. Prontas para o fashion tour ?
1 – Azzedine Alaïa – Essa foi a exposição mais esperada da temporada pois marca a reabertura do Palais Galliera, o museu da moda de Paris que estava fechado para obras. A vernissage foi durante a Fashion Week, um festão. Para quem não conheçe, Alaïa é um desses top designers dos anos 80 com estilo super sexy (foi ele quem lançou a moda da “segunda pele” lembram?). Rebelde, recentemente ele recusou ocupar o lugar de Galliano na Dior e se mantém fiel ao seu estilo. Um dos últimos grandes “costureiros” da sua geração ainda na ativa, a loja fica ali na 18 Rue de la Verrerie 75004.  A retrospectiva é até 26 de janeiro.
Palais Galliera, Musée de la mode de la Ville de Paris
10, av. Pierre-1er-de-Serbie – 75016 Paris
O salto vírgula de Roger Vivier – um ícone da moda @reprodução
2 – Dans Le pas de Roger Vivier – Homenagem ao designer francês Roger Vivier (1907–1998). Ele foi um dos inventores do salto agulha junto com o também designer Charles Jourdan, além do famoso salto vírgula, que virou sua marca registrada. Louboutin aprendeu muito com ele. Essa retrospectiva está linda e bem completa, quem ama sapatos não pode perder. Até 18 de novembro. Detalhe: fica em frente ao Palais Galliera , onde está a expo do Alaïa.#ficaadica
Palais Tokyo
13, avenue du Président Wilson – 75016 Paris
O fetiche fofinho de Elle Von Unwerth @reprodução
3 – Ellen Von Unwerth « LITTLE BEAST » – Essa fotógrava alemã que é a cara dos anos 90, dizem que foi ela quem “descobriu” a Shirley Malmann, a top brasileira de maior importância internacional na época. Seu estilo de imagem com alto contraste e muitos filtros lembram muito o que a gente faz hoje no insta, acho que é por isso que ela voltou com força total para as grandes publicações de moda. Essa exposição é sobre sensualidade e o fetiche, coisas que ela domina muito bem. Até dia 9 de novembro.
Acte2Gallerie
41 rue d’Artois – 75008 Paris
Um editorial de beleza por Erwin Blumenfeld, muito antes do Serge Lutens @reprodução
4 – Erwin Blumenfeld (1897 – 1969) – Fotógrafo surrealista de origem alemã, ele foi diretor artístico colaborador da Vogue, Harper’s Bazaar, Life e Cosmopolitan. O seu estilo mais artsy revolucionou a fotografia de moda da época. Hoje em dia ainda é inspiração para muita gente, referência pura. Até 26 de Janeiro.
Jeu de Palme
1, place de la Concorde 75008 Paris
Ver a Tilda de perto sempre vale a pena  Eternity Dress © Katerina Jebb, 2013
5 – Eternity Dress – Essa não é uma exposição, é uma performance fashion ( nova categoria ), mas é com a Tilda Swinton gente ! Depois do sucesso ano passado da performance ” The Impossible Wardrobe ” o curador do Musée de la mode Olivier Saillard decidiu fazer uma segunda performance com a musa, dessa vez sobre as etapas da construção e desconstrução de um vestido, tudo no corpo da Tilda, claro. A performance tem apoio da Maison Chloé e faz parte do Festival de Outono em Paris, que aliás tem uma programação ótima, check it out !
De 20 au 24 de novembro. (o bilhete vende pela internet)
Beaux-arts de Paris
14 rue Bonaparte – 75006 Paris
6- La mécanique des dessus – Essa eu já até falei em outro post, mas vale a pena voltar. É sobre os corselets, sutiãs, enchimentos… Enfin, todo o estica e puxa que a humanidade faz através dos séculos para chegar na silhueta do momento, não importa qual seja ela… histórica, principalmente para quem trabalha com figurino. Até 24 de novembro.
Les Arts Décoratifs – Mode et textile
107 rue de Rivoli 75001 Paris
Carine forever… @reprodução
Gostaram do roteiro ? Então aproveitem para ver o documentário Mademoiselle C. sobre a fashioníssima Carine Roitfeld que está estreando nos cinemas de Paris agora, é uma graça ela falando inglês com sotaque “frenchie”…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post??? Obrigada pelos seus comentários, são muito importantes para nosso blog!!