segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dicas de receitas e dietas: 17 tipos de saladas para manter a forma


17 saladas para começar a semana leve

Segunda-feira, dia oficial da dieta (nova ou retomada). Para ajudar, selecionamos receitas saudáveis e deliciosas



1 – Abrimos a lista com o ingrediente queridinho das musas fitness: a quinoa.
Tabule de Quinoa (Foto: Colheradas)















Cultivada nos Andes há cerca de 5 mil anos, a quinoa ocupava, depois do milho, lugar de destaque entre os grãos usados na alimentação dos incas. Por muito séculos ficou renegada e, depois de um processo de resgate (e desenvolvimento de técnicas de colheita), voltou a se popularizar. Aqui no Brasil, só começou a ficar mais conhecida no começo da década de 2000. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), é um dos alimentos mais completos que existem, com alto valor nutricional e baixo valor calórico. E, como não tem glúten na composição, é uma ótima alternativa para as pessoas que têm intolerância à proteína. Não parece perfeito?
A quinoa é versátil e, com um pouco de criatividade, dá para fazer diversos pratos. Fica gostosa fria, misturada com maçã e nozes picadas, por exemplo.
Originalmente uma salada árabe de trigo, tomate e salsinha, a minha versão de tabule tem, além da quinoa, pepino. Se você quiser, pode servir com folhas de alface.
Rendimento: 4 pessoas (como entrada)
Tempo de preparação: 20 minutos
Ingredientes
¾ de xícara de chá de quinoa
1 ½ xícara de chá de água filtrada
3 tomates grandes e maduros – sem as sementes (aprox. 300 gramas)
1 pepino japonês grande
1 cebola média/pequena picada
2 xícaras de chá de salsinha picada
1 xícaras de chá de folhas de hortelã picada
¼ de xícara de chá de suco de limão
1 colher de chá de azeite
pimenta do reino moída a gosto
pimenta síria moída a gosto
sal a gosto
Modo de preparo
A primeira coisa a fazer é cozinhar a quinoa. Para isso, é só colocar o grão e a água para ferver. Desligue o fogo quando os grãos ficarem macios. Passe para uma vasilha para esfriar mais rápido.
Corte em cubinhos o tomate, o pepino e a cebola. Reserve. Pique a salsinha e a hortelã. Em uma tigela, misture todos esses ingredientes e acrescente a quinoa. Em seguida, coloque o suco de limão, o azeite, as pimentas e o sal. Misture bem e sirva.


2 – A clássica salada caeser não poderia faltar nesta lista. Quem ensina o passo a passo é Jamie Oliver.
Salada caeser com frango crocante (Foto: GNT)















Ingredientes:
2 filés de peito de frango
Farinha de milho (para empanar)
4 colheres de sopa de iogurte sem gordura
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
8 filés de anchova
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de mostarda inglesa
½ maço de manjericão fresco
1 dente de alho
2 limões sicilianos
50g de queijo parmesão
2 alfaces romanas inteiras
1 punhado de tomate cereja
4 fatias grossas de pão
3 a 4 pimentões vermelhos em conserva
2 endivias
4 fatias de pancetta
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Páprica em pó a gosto
Azeite
Modo de preparo:
Tempere os filés de frango com sal, pimenta e páprica. Salpique a farinha de milho dos dois lados de cada filé, para empanar. Frite-os em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite.

Coloque o iogurte, o vinagre, as anchovas, o molho inglês, a mostarda, o manjericão, o alho, o queijo, e o suco dos limões em um liquidificador, tempere com sal e pimenta e bata  tudo até virar um creme.

Em uma grelha antiaderente, grelhe as fatias de pão, as endivias cortadas em quatro partes (no sentido mais longo), e as fatias de pancetta.

Corte os tomates ao meio. Corte uma das alfaces inteiras em quatro partes, também no sentido mais longo, e outra em rodelas. Fatie os pimentões em conserva.
Montagem:
Em uma travessa, coloque as alfaces, os tomates, os pimentões, as fatias de pão (cortadas em tiras), as pancettas e as endivias. Fatie os frangos empanados em tiras finas, e espalhe por cima da salada. Salpique queijo parmesão ralado, e sirva com o molho de iogurte.


























3 – Outra ideia para variar o franguinho do dia a dia é servi-lo com cuscuz. Esta versão inspirada nos pratos da Tunísia.
Salada tunisiana (Foto: Colheradas)















Esse é daqueles pratos que basta experimentar para querer aprender a fazer. Foi assim que ele chegou até mim. Minha prima me convidou para jantar e fez a salada que comeu na casa de uma amiga, que, por sua vez, experimentou num restaurante e foi atrás do passo a passo. Eu já fiz para
amigos que também saíram da minha casa com tudo anotado. E, assim, a salada tunisiana vai seguindo seu rumo…
A receita original é da Mercearia do Conde, em São Paulo. Mas até chegar ao meu prato ela recebeu algumas pitadas pessoais. Tira um ingrediente aqui, acrescenta outro ali e aqui está o resultado, que pode ser servido como entrada ou até como prato principal. A princípio (antes de provar, que fique claro) a combinação de ingredientes pode causar certo estranhamento. Entre eles estão canela, uva passa, pimentão, manjericão… Itens que nem sempre agradam todo mundo. Mas na primeira garfada o que se descobre é um prato leve, com uma mistura de sabores surpreendente.
Ingredientes – Salada
Folhas variadas
140 ml de caldo de legumes (que se transforá no caldo de frango) – pode usar o tablete ou fazer em casa
50 g de peito de frango desfiado (cozido no caldo de legumes)
140 g de cuscuz marroquino
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de canela em pó
50 g de amêndoas sem pele em lascas e torradas
1 colher (sopa) de passas brancas (se quiser, pode acrescentar passas preta)
1/2 pimentão amarelo sem pele e sem sementes cortado em tiras finas (se quiser, também pode usar pimentão vermelho ou combinar os dois)
Modo de preparo
Numa panela, misture o caldo de legumes com o frango e deixe cozinhar até que ele fique no ponto de desfiar. Segundo a minha prima, esse caldo de legumes pode ser feito com o que você tiver na geladeira. Ela geralmente usa cebola, cenoura, cheiro-verde e batata.
Num recipiente com tampa, coloque o cuscuz e acrescente parte do caldo feito com os legumes e o frango. Misture bem e tampe. Siga as instruções da embalagem para hidratar o cuscuz. Geralmente ele fica pronto em cerca de 5 a 10 minutos.
Enquanto o cuscuz hidrata, desfie o frango.
Derreta a manteiga. Acrescente o cuscuz, o frango desfiado, a canela, as amêndoas e as passas. Misture delicadamente.
Para montar no prato, faça uma cama com as folhas e coloque a mistura no meio. Adicione as tiras de pimentão e o molho. Decore com tomate e manjericão.
Ingredientes – Molho
Suco de ½ limão
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manjericão
1 colher (sopa) de cheiro-verde
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Suco de ½ limão
½ xicara (chá) de suco de laranja
½ dente de alho picado
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes.


4 –  O atum, além de saudável, é daqueles ingredientes que raramente faltam na despensa. Feijão-branco, tomatinho, azeitona e cebola roxa completam o prato.
Salada de feijão-branco com atum (Foto: Colheradas)















Tem dias que chego em casa e não quero fazer nada na cozinha. Também acontece com vocês? Esse cotidiano corrido, com mil afazeres, dá um cansaço na gente…
É em momentos como esse que recorro à saladinha de feijão-branco com atum. Já comi essa salada no restaurante da Editora e fiz algumas adaptações, que variam de acordo com os ingredientes que tenho na geladeira ou na dispensa.
Usei um feijão já cozido que encontrei no mercado e que vem em duas embalagens de 250 gramas. É muito prático, basta abrir o envelope e usar. Mas, se você não encontrar o produto e quiser fazer a salada, deixe ½ xícara de feijão-branco de molho de um dia para o outro. Troque a água e coloque para cozinhar por cerca de 20, 30 minutos.
Obs: No dia que fiz a salada para a foto, não tinha azeitonas em casa, por isso elas não aparecem. E contem depois aqui se vocês acrescentaram outros ingredientes.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes
250 gramas de feijão-branco
1 lata de atum (de preferência aqueles que vêm em água e não óleo)
250 gramas de tomate cereja
½ cebola roxa grande cortada em fatias finas
200 gramas de azeitona preta
Raspas da casca de ½ limão
1 colheres de chá de suco de limão
2 colheres de chá de azeite
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Folhas de manjericão
Modo de preparo
Tire o feijão-branco da embalagem e passe por água corrente. Deixe numa peneira escorrendo enquanto prepara os outros ingredientes.
Abra a lata de atum, escorra a água (ou óleo) e coloque o conteúdo para uma tigela. Lave os tomates e parta-os ao meio. Fatie finamente a cebola. Passe tudo para a tigela. Junte as azeitonas, que podem ser inteiras ou fatiadas, como você preferir.
Passe a casca do limão em um ralador e polvilhe sobre a salada. Acrescente o suco do limão, o azeite, a pimenta e o sal, se necessário. Por último, coloque folhas de manjericão picadas grosseiramente (se forem pequenas, pode colocá-las inteiras mesmo). Agora é só misturar tudo delicadamente.


5 – Para continuar na linha dos frutos do mar, que tal esta salada tropical com camarão do Olivier Anquier?!
Salada tropical de camarão de Olivier Anquier (Foto: GNT)















Ingredientes:
1 pepino sem casca (ou meio pepino por pessoa)
5 limões
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
1 cebola roxa
500ml de água com gás
500g camarão sem casca
100g de alcaparras
1 colher (sopa) rasa de pimenta verde
½ maço coentro picado
1 colher (sopa) sal grosso
Modo de preparo:
Corte o pepino ao meio na horizontal em duas partes. Retire as sementes e corte-o em fatias pequenas. Coloque o pepino cortado em uma vasilha com sal grosso e deixe na geladeira por 15 minutos, ou mais. Retire da geladeira e lave os pedaços amassando para tirar o sal. Esprema dois limões no pepino e reserve na geladeira para retirar o restante do sal.
Quibe de peixe com saladinha de pepino e iogurte

Retire as sementes dos pimentões e corte-os em tiras finas. Coloque as tiras dos pimentões em uma vasilha, esprema um limão e reserve na geladeira. Corte a cebola em pequenas rodelas, coloque na água com gás e reserve por 10 minutos na geladeira para tirar a acidez. Frite os camarões com um pouco de azeite. Agora, retire o pepino da geladeira e enxágue novamente, secando e torcendo bastante com um pano. Seque a cebola e misture com o pepino, o pimentão, as alcaparras, a pimenta verde e o coentro. Esprema mais dois limões, jogue por cima e misture bem. Coloque os camarões e sirva.

6 – Os fãs de lula vão adorar esta receita da Nigella que ainda leva rúcula, cebola roxa e hortelã.
Salada verde com lula (Foto: GNT)















Salada verde com lula
Molho verde
Ingredientes
1/2 ramo de hortelã
1/2 ramo de salsinha
1 limão sem casca
1 dente de alho picado
1 chilli verde
1 colher (chá) de caldo de peixe
1 colher (chá) de açúcar
Óleo vegetal
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes em um mixer e vá acrescentando o óleo vegetal aos poucos, até ganhar consistência de um creme grosso. Reserve o molho.
Anote todas as receitas da Nigella
Lula
Ingredientes
1/2 kg de lulas cortadas em aneis
Sal a gosto
Óleo vegetal
Modo de preparo
Frite as lulas no óleo até que fiquem rosadas. Retire do fogo, ponha-as em uma tigela e tempere com sal a gosto. Deixe esfriar.


Salada
Ingredientes
Rúcula (suficiente para montar um prato)
1 cebola roxa cortada em meia-lua fina
Modo de preparo
Em um prato grande, disponhas as rúculas e jogue a cebola cortada por cima. Acrescente o molho verde à lula. Em seguida, decore a salada com as lulas.

7 – O carpaccio é uma ótima opção de carne magra. Com este molhinho caprichado fica impossível resistir.
Salada de carpaccio com molho de alcaparra e azeitona (Foto: Colheradas)















Está difícil suportar esse calor, não?! Dá uma vontade doida de correr para a praia ou passar o dia todo na piscina. Mas 2013 já começou com tudo (ainda bem!) e os dias à beira-mar ficaram para traz. Pior é que não tem jeito, a volta à rotina é sempre um pouco preguiçosa. Principalmente quando o assunto é encarar as panelas. Para falar a verdade, nos dias quentes nem tenho muita vontade de comer…
Por isso, fazer pratos muito elaborados está fora dos meus planos, pelo menos nessas semanas de colocar a casa em ordem. E é aí que entra esta receita. Além de bem fácil, ela é uma ótima pedida para o calorão. É leve, fresquinha e combina bem com uma salada caprichada.
Ainda não me atrevi a fazer carpaccio (a carne) em casa, compro pronto mesmo. Os supermercados geralmente oferecem diferentes opções. Os molhos também são vendidos prontos ou às vezes até vêm na caixinha. Mas nada como fazer o molho em casa, né?! E é bem simples de preparar. Dá uma olhada:
Ingredientes
1 caixa de carpaccio congelado – cerca de 250 g (eu sempre compro pronto, mas é possível fazer em casa)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (se for ralado na hora, melhor! A quantidade também pode variar de acordo com o gosto de cada um)
1 e 1/2 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de alcaparra
1 colher (sopa) de azeitonas verdes sem caroço
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (sopa) de shoyo
1/2 pimenta dedo-de-moça sem semente
1 colher (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de suco de limão (eu sempre gosto mais do limão siciliano, mas funciona com qualquer um)
1 dente de alho
Pimenta-do-reino moída na hora
Alcaparras e queijo parmesão ralado a gosto para decorar
Modo de preparo
Tire o carpaccio do congelador e reserve.
Coloque todos os ingredientes no microprocessador e bata até formar uma mistura homogênea, mas não muito pastosa. Não tem um microprocessador? Sem problemas! É só picar os ingredientes sólidos (alcaparras, azeitonas, pimenta dedo-de-moça, salsinha e alho) bem picadinhos e misturar aos ingredientes líquidos.
Distribua o carpaccio nos pratos. Coloque um pouco de molho sobre a carne e decore com o queijo parmesão e as alcaparras. Sirva com a salada de sua preferência.


8 – Para surpreender, tente esta receita com arroz selvagem, manga e tofu.
Salada de arroz selvagem, manga e tofu (Foto: Colheradas)















Fiquei meses com um pacotinho de arroz selvagem em casa, rolando pela despensa, enquanto eu decidia a melhor maneira (e momento) de fazê-lo. Gosto de cozinhar, mas não é sempre que quero. E na cozinha você tem estar entregue, focada no preparo e curtindo o momento, a doação, alimentar você e o outro. Aí, até um simples arroz branco vira O arroz.
Voltando ao arroz selvagem, que apesar do nome, não é um arroz. Pertence a outra espécie, a Zizania aquática. Os grãos são finos, longos e quase pretos. Além disso, é mais duro, bem al dente. Fonte de cálcio, fibras, ferro e fósforo, combina bem com os ingredientes frescos dessa salada, que pode ser servida tanto como entrada, quanto acompanhando uma carne fria, por exemplo. Essa receita de arroz selvagem é doOlivier Anquier e estava no verso da embalagem. Adoro as coisas que ele faz e resolvi arriscar essa combinação exótica (pelo menos, para mim). Fica uma delícia e já repeti várias vezes. É sempre um sucesso em casa.
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções
Ingredientes
1 xícara de chá de arroz selvagem cru
2 xícaras de chá de água
1 manga haden madura
200 gramas de tofu
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Coentro fresco a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Coloque um fio de azeite na panela e refogue o arroz com uma pitada de sal. Acrescente a água e espere ferver. Deixe em fogo médio com a panela tampada por cerca de 40 minutos (pode mexer de vez em quando). O grão vai ficar “al dente”, ou seja, meio durinho mesmo. Depois que o arroz estiver cozido, deixe ele descansando na panela por mais 5 minutos.
Descasque a manga, corte em pedaços pequenos e coloque em uma saladeira média. Junte o tofu cortado em cubinhos e o arroz. Acrescente o coentro picado, o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta.


9 - Outra combinação inesperada é esta salada de repolho incremetada com pipoca!!!
Salada com pipoca (Foto: Casa e Comida)















Rendimento de 6 a 8 porçõesTempo de preparo 15 min
Ingredientes
300 g de repolho-branco ou roxo picado;
2 maçãs com casca, em cubos;
100 g de uvas-passas brancas sem caroço;
1 talo de salsão picado;
100 g de iogurte;
100 g de maionese;
1/2 colher (chá) de mostarda;
sal e pimenta a gosto;
pipoca para guarnecer.
Modo de fazer
1 Misture o repolho,a maçã, as passas e o salsão.2 Coloque em um bowl o iogurte, a maionese e a mostarda e tempere com o sal e a pimenta.3 Misture o molho à salada, leve para gelar e sirva com a pipoca.


10 – Falando em exotismo, que tal uma salada com melancia, coco e amendoim?
Salada de melancia e coco (Foto: Colheradas)















Viciada que sou nos programas de gastronomia da TV, não podia deixar de ter certa curiosidade pela comida asiática, a queridinha do paladar dos aventureiros. Cada vez que vejo Anthony Bourdain passeando pelo Vietnã, ou o Gordon Ramsay tentando ser Bourdain pela Malásia, Vietnã e, claro, Tailândia, fico imaginando os aromas e sabores dessa terra distante. Por que toda essa geração de chefs aprecia a culinária de lá?
Para você que, assim como eu, também quer descobrir, separamos duas receitas que vão definir seu próximo destino. A salada de melancia e a sopa de frango com limão e gengibre, inspiradas pelas comidas de rua típicas da Ásia, fazem parte do novo menu do Tantra Restaurante (presente em São Paulo e no Rio de Janeiro). Elas foram elaboradas pelo chef Eric Thomas, após suas viagens por Japão, Indonésia, Ilhas Fiji e Tailândia. Então que tal tirar o fim de semana para conhecer um pouco desse lugar? Pronta para a viagem?

Salada de melancia
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 1 porção
Ingredientes
2 xícaras de rúcula
2 xícaras de alface
1 xícara de amendoim
1 xícara de coco ralado rusticamente
2 xícaras de coentro
2 xícaras de hortelã
¼ de melancia picado em cubos
1 xícara de flores comestíveis para decorar
Molho
2 cm de gengibre ralado
2 pimentas dedo-de-moça picadas
2 colheres de sopa de shoyo
6 colheres de sopa de azeite
Suco de 3 limões
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Em um prato, disponha a rúcula e a alface rasgadas, o amendoim, o coco, as ervas e os cubos de melancia. Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador, coe e despeje na salada. Decore com pétalas de flores comestíveis.

11 - Curtiu da ideia de acrescentar fruta na salada? Então vai adorar este mil-folhas de maçã verde.
Mil-folhas de maçã verde (Foto: Casa e Comida)















Rendimento 1 porçãoTempo de preparo 20 min
Ingredientes
5 fatias finas (2 mm de espessura) de maçã verde;
Suco de 1 limão;
5 g de brotos de beterraba (aproximadamente 10 folhas);
5 g de brotos de rúcula (aproximadamente 10 folhas);
2 colheres (chá) de queijo de cabra boursin (2 colheres de chá);
1 colher (chá) cheia de mel de laranjeira;
¼ de xícara de nozes quebradas;
2 pitadas de sal com pimenta-do-reino.


Modo de fazer

Mergulhe as fatias de maçã no suco de limão para que não escureçam.Monte o mil-folhas intercalando camadas de maçã e boursin, com o cuidado para começar e terminar com a fruta.Sirva com uma quenelle de sorbet de beterraba* e salada verde, salpicadas com sal, pimenta e as nozes quebradas.
*Para fazer o sorbet de beterraba, coloque no liquidificador 1 kg de beterrabas cozidas (sem casca) com 2 colheres (sopa) de açúcar, ½ xícara de suco de laranja e 1 colher (chá) de vodca. Bata até obter uma massa lisa e homogênea. Leve a mistura à sorveteira e processe conforme as instruções do fabricante. Se não tiver sorveteira, leve a massa ao freezer até congelar. Depois, bata na batedeira por 20 minutos, leve ao freezer novamente e repita o procedimento mais duas vezes, até que o sorbet fique cremoso. Rende cerca de 20 porções.


12–  A salada Lótus, da chef Renata Vanzetto, combina macarrão de arroz com frango agridoce ao molho de azeite, gengibre, castanha-de-caju e pimenta dedo-de-moça.
Salada Lótus (Foto: Colheradas)















Salada Lótus (saladinha de macarrão de arroz com tiras de frango agridoce)
Marinada
Ingredientes
1 col. de sopa de açúcar mascavo
1 col. de sopa de shoyo doce tailandês
2 col. de sopa de shoyo tradicional
Modo de preparo
Misturar os 3 ingredientes numa tigela e mergulhar o frango cru. Deixar a marinada na geladeira, por 24 horas. Após este processo, escorrer o frango, cortá-lo em tiras e puxá-las no azeite.
Salada
Ingredientes
10 g de macarrão de arroz
10 g de repolho roxo picado bem fininho
30 g de peito de frango marinado, cortado em tiras e puxado no azeite
1/5 de maço de agriões
Suco de 1/2 limão
2 col. de sopa de azeite extra virgem
1 col. de café de gengibre picado
1 col. de café de pimenta dedo de moça picada
1 col. de sopa de gergelim branco
1 col. de sopa de gergelim preto
1 col. de sopa de castanha de caju picada
Modo de preparo
Cozinhar o macarrão em água fervendo por apenas por 2 minutos. Lavar com água fria. Misturar todos os ingredientes num bowl e temperar com sal a gosto.



13 – Se a ideia é refrescar, ninguém ganha da salada grega. Esta é a versão de Jamie Oliver.
Salada grega refrescante (Foto: Colheradas)















Salada grega
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
1 tomate médio bem maduro
200 g de tomate-cereja maduro
1 tomate-salada
1 cebola roxa média
1 pepino (usei o japonês e só a metade dele)
1 pimentão verde (também usei metade)
1 punhado de dill (se não encontrar pode ser qualquer erva de sua preferência)
1 punhado de folhas de hortelã
1 punhado de azeitona preta sem caroço
sal
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
3 colheres (sopa) de óleo de oliva grego extravirgem de boa qualidade (aqui pode ser qualquer bom azeite extravirgem que tiver em casa, que o Jamie não nos leia rs)
200 g de queijo feta ou de cabra, em uma só peça (como fiz duas receitas, e muita gente ia comer, piquei o queijo em cubos. Quem não achar o queijo de cabra pode usar um bom queijo branco)
1 colher (chá) de orégano seco
Obs: para mim, o “um punhado” das receitas de Jamie, é o mesmo que o famoso “a gosto”. Seu “punhado” deve variar de acordo com o que gosta.
Modo de preparo
Corte os tomates. No livro, Jamie sugere picá-los em tamanhos e formatos diferentes. Corte o tomate médio em pedaços, o tomate-cereja ao meio e o tomate-salada em rodelas grandes. Ponha todos em uma saladeira grande.
Corte a cebola em rodelas bem finas, bem finas mesmo como folhas de papel, e junte-as aos tomates.
Raspe os lados do pepino com um garfo, de maneira a deixar estrias grandes na casca, e corte-o em rodelas grossas.
Tire as sementes do pimentão, corte-o em rodelas e adicione-as à tigela junto com o pepino.
Pique o dill e a maior parte das folhas de hortelã, reservando as menores para decorar o prato. Adicione as ervas picadas à saladeira.
Esprema o punhado de azeitonas por cima, para que os líquidos temperem as verduras, e depois acrescente-as também.
Coloque uma pitada de sal, o vinagre e o azeite.
Misture tudo rapidamente com as mãos. Prove e ajuste os sabores se necessário.
Para servir coloque a peça de queijo em cima da salada. Salpique com o orégano e as folhas de hortelã reservadas. Regue com o azeite e leve a tigela para a mesa.


14 – Outra opção para os dias quentes (mas no frio ela também vai bem, viu?) é a salada de grão-de-bico com azeitona, peito de peru e pimentão.
Salada de grão-de-bico colorida (Foto: Colheradas)















Já comentei a relação próxima que desenvolvi com o grão-de-bico cozido (o vendido em lata ou caixinha). Assim que fomos apresentados, há pouco mais de um ano, percebi que a relação seria duradoura. Na semana passada, nossa amizade ficou ainda mais colorida com a chegada de um novo elemento: o multiprocessador de alimentos.
Ah, o multiprocessador… Já me disseram que o encanto passa depois dos primeiros meses, dando lugar à preguiça de lavar as pecinhas delicadas e cortantes. Em clima de lua-de-mel, eu duvido desse boato… Veremos o que virá no futuro. Por enquanto, ele se mostrou charmoso e bem disposto quando me ajudou a preparar a salada de grão-de-bico de que tanto gosto (e que, vira e mexe, dá um up no jantar). Com a sua ajuda, a cebola, o pimentão e o peito de peru ficaram bem picadinhos – e tão rápido! A salada é a da foto acima. Se você não tem um processador, tudo bem, eu também recomendo esse prato para você. E se você tem e está de mal com o seu, pode ser uma boa desculpa para fazer as pazes. A receita é bem facinha e fica pronta em torno de 15 minutos.
Ingredientes
1 lata de grão-de-bico cozido
½ pimentão vermelho
½ cebola
½ limão
5 fatias de peito de peru
5 unidades de azeitona sem caroço
1 colher (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto
Cebolinha a gosto
Modo de preparo
Corte o pimentão, a cebola, o peito de peru, a cebolinha e a azeitona bem picadinhos. Misture esses ingredientes com o grão-de-bico em um recipiente. Tempere com azeite, limão, pimenta-do-reino, orégano e sal.


15 – A temperatura caiu e a vontade de comer salada sumiu? Esta receita com aspargos, abobrinha e pimentões é servida quentinha!
Salada quente (Foto: Colheradas)















Não sei você, mas quando a temperatura cai fico completamente sem vontade de comer salada. E olha que eu amo alface, rúcula e companhia. Só que nesta época não me atrai mesmo. A questão é que o frio não pode ser desculpa para abrir mão da alimentação equilibrada. A solução? Apostar em variações de sopas e legumes cozidos, refogados e etc.. Ou seja, inventar receitas combinando os ingredientes saudáveis preferidos. Foi assim que surgiu esta salada quente. Vários itens que eu adoro e a vontade de comer algo leve e quentinho. E não é que ficou uma delícia?! Experimente!
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola
2 dentes de alho espremidos
1 abobrinha italiana
3 aspargos
1 tomate
1/3 pimentão vermelho
1/3 pimentão amarelo
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas
1 colher (sopa) de manjericão
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Pique todos os ingredientes em cubinhos e reserve.
Numa panela média, aqueça o azeite e acrescente a cebola. Quando começar a ficar transparente junte o alho e espere dourar.
Acrescente a abobrinha e os aspargos e refogue por cerca de 5 minutos ou até ficar al dente. Caso demore para cozinhar, adicione um fio de água filtrada, misture e espere cozinhar.
Junte o tomate, os pimentões e as azeitonas. Mexa delicadamente por cerca de dois minutos.
Desligue o fogo e acrescente o manjericão, o sal e a pimenta. Misture um pouco e está pronto para servir.


16 – Michelle Franzoni, do Blog da Mimis, é prova viva dos benefícios da alimentação saudável. A salada de nozes com queijo de cabra é uma de suas dicas.
Salada verde com nozes e queijo de cabra (Foto: Blog da Mimis)















Tenho aprendido a comer novos verdes aqui em San Francisco.
E essa salada foi uma novidade no meu menu.
Muito simples de preparar, os ingredientes são:
- Rúcula
- Yellow chard (que é uma espécie de acelga)
- Quejo de cabra
- Nozes
- Pimenta do reino, sal e azeite de oliva a gosto

O modo de preparo? Mais simples impossível!
Pique os ingredientes, acrescente o queijo e as nozes picadinhas e tempere à gosto.
Eu nem usei azeite nessa salada pois achei que as nozes e o queijo já  tinham gordura suficientes.
Você pode comer de entrada ou acompanhar um belo grelhado se quiser reduzir as calorias do dia.


17 – A blogueira também sugere esta preparação com abobrinha, cenoura e ricota.
Salada chique de legumes (Foto: Blog da Mimis)

Amo cenoura desde criança e a paixão pela abobrinha veio quando iniciei o processo de emagrecimento.
Então resolvi criar uma combinação chique e saudável com as duas queridinhas que nunca faltam na minha casa. E também adicionei a ricota como fonte de proteína magra.
Vamos ver como é fácil!
Ingredientes: 
- 1 cenoura
- 1 abobrinha
- 40g de ricota amassada
- ervas ou orégano
- sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparo:
Corte a cenoura e a abobrinha em tiras bem finas. Eu usei aquele utensílio para descascar verduras, mas se você não tiver, corte com a faca.
Cozinhe no vapor por cerca de 3 minutos. Organize as tiras no prato. Sirva a ricota amassada e tempere à gosto. Se preferir, coloque um fio de azeite, mas se você está de dieta lembre-se de computar as calorias do azeite, pois  1 colher de sopa  temos 117 calorias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post??? Obrigada pelos seus comentários, são muito importantes para nosso blog!!