A LENDA:
Em tempos remotos, certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de um prato de comida.
A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, que era ninguém menos que São Genaro!
Repartiram então a “abençoada refeição”, cabendo sete pedacinhos a cada um.
Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro satisfeito, agradeceu e partiu.
Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro satisfeito, agradeceu e partiu.
Quando foram recolher os pratos descobriram que em baixo de cada um havia notas de dinheiro.
Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fartura, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade.
E como nhoque é uma delícia, não custa tentar né… vai que…
E como nhoque é uma delícia, não custa tentar né… vai que…
O RITUAL:
Antes de comer o nhoque coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando fizer novamente esse ritual.
BOM APETITE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou desse post??? Obrigada pelos seus comentários, são muito importantes para nosso blog!!